As cidades permitiram proibir os automóveis a diesel na Alemanha
Dusseldorf e Stuttgart poderão proibir veículos fortemente poluentes de seus centros das cidades, após uma decisão marcante dos tribunais alemães.
As duas cidades são as mais poluídas na Alemanha, com a casa de Stuttgart para o fabricante da Mercedes. É provável que a decisão tenha um impacto mais amplo na Alemanha, pois mais de 70 cidades registraram níveis de poluição acima dos limiares da União Europeia.
Anúncio – Artigo continua abaixo
• A indústria automobilística do Reino Unido exige políticas “consistentes” de emissões de CO2
Esta é a primeira decisão do gênero, pois uma cidade recebeu o direito de proibir veículos de sua jurisdição. Como a proibição será implementada ainda está para ser elaborada.
A proibição provavelmente afetará mais os automóveis a diesel mais antigos, com os críticos questionando o impacto que isso terá nos valores de diesel usados também. O governo alemão, juntamente com sua indústria automotiva, se opôs vocalmente à proibição, temendo o impacto que terá nos proprietários de automóveis a diesel.
Embora a decisão não tenha relevância imediata para o Reino Unido, o advogado de ar limpo da ClientEarth Ugo Taddei, uma das empresas que trouxe o caso, disse: “A vitória é um tremendo resultado para a saúde das pessoas na Alemanha e pode ter um impacto ainda mais longe . Essa decisão fornece clareza legal tão esperada de que as restrições a diesel são legalmente permitidas e inevitavelmente iniciarão um efeito dominó em todo o país, com implicações para nossos outros casos legais. ”
Agora leia sobre o plano do Reino Unido de proibir motores a gasolina e diesel de 2040 …